11/11/2011

Vinícola Pizzorno - pertinho de Montevideo

Como a nossa proposta é aproveitar 'qualquer viagem' para aprender e conhecer mais sobre vinhos, mesmo que fosse somente um final de semana mais esticadinho, resolvemos aproveitar em dobro.
Depois de conhecer uma vinícola perto de Punta Del Este, aproveitamos o dia em Montevideo e marcamos visita à Bodega Pizzorno.
Fica pertinho de Montevideo, em Canelón Chico. Uns 30km do centro de MVD.
Fomos recebidos pelo enólogo, Marcelo Laitano e pelo dono, Carlos Pizzorno, que trabalha na bodega da família há anos, e mostra claramente o carinho e dedicação logo ao chegarmos, com uma calorosa acolhida.


Um rápido passeio pela vinhedos do local (tannat, cabernet sauvignon, cabernet franc, merlot, pinot, petit verdot, e outras, além de malbec!).

Mas a o passeio teve um momento único: eles usam petit verdot para composição com outras uvas em alguns vinhos, mas ao comentarmos nossa preferência por esta uva em especial, fomos brindados com uma prova diretamente da barrica.... Valeu, Carlos e Marcelo. O vinho estava muito bom!
Depois disto, partimos para uma saborosa degustação na oficina da bodega. O Carlos contando um pouco de cada vinho e as inspirações que os levaram a eles. Sabe aquele momento mágico que você encontra mais pessoas que têm tanta paixão pelo que fazem que você se sente envolvido, fazendo parte da história?

Pois é, foi assim...
Uma visita e um papo que valem a pena.
E os vinhos? Ótimas surpresas, como um Tannat Malbec incrível, e um tannat com maceração carbônica que vale a pena conhecer.... muitas opções de quem está buscando alternativas de qualidade no Uruguay.
Ah, e o petit verdot.... ah, que delícia.
Saiba mais no site da viníciola: http://www.pizzornowines.com/

Um comentário: