30/08/2011

Chile - Vinícola que vale a pena visitar (1)

Casa Lapostolle, no Vale de Colchagua, é uma das muitas vinícolas do Chile que valem a visita. A viña fica numa região bem interessante, com muitas outras vinícolas por perto, portanto a primeira recomendação é ficar pelo menos 3 dias por ali. Já o passeio nela mesma, este sim é especial. Custa a partir de 20 mil pesos por pessoa (em torno de 68 reais), com degustação ao final.
Ao chegar pelo caminho que leva à vinícola, dá para ter uma ideia do que esperar. O visual é espetacular. E a construção remete a um ninho, que é onde estão guardadas as barricas e o vinho produzido por 24 meses até ser lançado.
O passeio dentro da vinícola segue o ciclo da produção, toda gravitacional. Descendo esta escada, a emoção do passeio vai aumentando...

Sala das barricas, com música clássica.
Vinhos degustados.
Esta escada fica sob a mesa de degustação e leva à adega particular da vinícola, com dois andares de vinhos do mundo todo, com muita história.
Na Lapostolle há ainda a possibilidade de ter um delicioso almoço harmonizado ou ainda hospedar-se numa das 4 suítes disponíves. Para saber mais sobre os passeios, horários e agendar visita: http://en.lapostolle.com/clos-apalta-winery/visits/ ou http://www.rutadelvino.cl/vinas.html#lapostolle

08/08/2011

Uma vinícola com gostinho de Brasil em Long Island

Olha só ... chegamos lá dentro da sala de degustação e a decoração toda lembrava.... Brasil !!!! Com s mesmo, como nós escrevemos. O susto e logo a explicação: os donos, um casal de Long Island, são apaixonados pelo nosso país (especialmente Rio de Janeiro no verão, é claro) e querem manter o clima alegre lá na vinícola também.
E assim, a decoração vai lembrando nossos momentos festivos: Carnaval, praia, samba, baianas.
Artistas brasileiros que pintaram quadros com estes temas. E estão espalhados pelas salas de eventos, sala de degustação.



Ah, sim! O nome da Vinícola é SPARKLING POINTE (sparklingpointe.com) e tem somente espumantes, método champenoise. Além de um pequeno menu com algumas opções para acompanhar o wine tasting.
Como visitamos no inverno, a opção musical em alguns momentos era jazz. Pelo site agora, vi que acabaram de fazer um Carnaval 2011 lá e agora tem Bossa Nova nos finais de semana. Imperdível.


07/08/2011

Um passeio delicioso e pertinho ...

É bem fácil chegar às vinícolas perto de NYC, em Long Island. Uma viagem de pouco mais de 1h30 (neste link tem todas as orientações para chegar lá, é bem rapidinho mesmo: http://www.liwines.com/default.ihtml?page=vineyards&subpage=mapanddirections), e aí você escolhe South Fork ou North Fork para começar o passeio e ir parando nas vinícolas. A vantagem é que dá para fazer um 'vai-e-vem' pela estrada até o final (Greenport) se ficar hospedado na região.
Uma das nossas paradas foi na Peconic Bay Winery (http://www.peconicbaywinery.com/). Como era inverno, encontramos algumas atrações nas vinícolas durante os finais de semana. Nesta, havia uma apresentação de jazz ao cair da tarde... simplesmente especial....
E no balcão interno, muita gente aproveitando as degustações.

Outra vinícola muito interessante é a Macari Vineyards (http://www.macariwines.com/), na mesma rota, no 24835 Main Road, Cutchogue. Ou seja, você vai dirigindo pela rodovia e escolhendo o melhor local para conhecer. Todas as vinícolas tem wine tasting, algumas você escolhe pela taça do vinho que quer provar, outras escolhe o flight, ou seja, há uma seleção de vinhos com um preço fechado. É tudo muito prático.

05/08/2011

Yes, este sim é um passeio legal perto de NYC ...

Bem pertinho de Nova York tem uma 'rota dos vinhos' muito interessante, em Long Island.
Ou seja, dá para aproveitar a cidade, os outlets, toda a programação cultural e gastronômica e fazer um passeio prá lá de interessante.
A chegada já mostra o que podemos encontrar.

E, mesmo no friozão que encontramos lá em fevereiro, há uma certa beleza encantadora nas vinícolas.
Sem contar o bom humor da região ....

E com isto começa um passeio surpreendente! Nos próximos posts tem mais.