12/01/2012

Receitinha

Para quem gosta de massa, preparar gnocchi é uma diversão. É relativamente rápido e o prazeiroso, e esta receitinha é sensacional, deixa a massa bem leve. Foi tirada de uma revista Gula (ed. 211), na reportagem sobre o restaurante Pomodori, de SP
.
Ingredientes (diz para 4 pessoas, mas nós mandamos ver em 2...)
300g de batata asterix
15g de parmesão
5g de manteiga
1 gema
65 g de farinha de trigo
noz moscada e pimenta a gosto
Descascar a batata, cortar em tamanhos iguais e levar ao fogo numa panela com água. Retirar a batata antes de amolecer muito e escorrer. Amassar ainda quente e colocar o parmesão, manteiga e temperos. Com a mistura um pouco mais fria colocar a gema. Adicionar a farinha na hora de enrolar apenas. Aí faz do seu jeito: eu gosto de gnhocci mais 'gorduchinho', então fica com mais de um dedo de espessura.
Cozinhar em água salgada fervente até subir.
Para fazer em casa, resolvemos criar um molho simplificado, mas que, como dizia minha avó "até bobo gosta".
O molho é assim, para 2: corta ao meio e salteia no azeite de oliva com alho uns 12 tomatinhos pêra, mais uns 200g de mignon cortado em cubos. Sal e pimenta a gosto, e no final coloca um queijo ralado por cima.

Aí vai alternando pedacinhos do molho com o gnocchi que ficou beeeeemmmm levinho. Ai, que fome!
Ah, e o vinho deste almoço não foi fraco não: um Castello Banfi 2004, brunello di Montalcino que trouxemos na mala e esperava um momento especial.
Bom, na verdade, momentos especiais são sempre que a gente quer... não é mesmo?!